terça-feira, 1 de março de 2011

ENTREVISTA

Entrevistada: Teresinha Fernandes Costa Melo
Profissão: Costureira
Idade: 74 anos
Escolaridade: Ensino Fundamental Completo

1) Como funciona a sua rotina durante a semana? E nos fins de semana quais as atividades que a senhora costuma realizar?

Na parte da manhã costumo fazer as atividades de casa, lavo roupa, varro e arrumo a casa e faço almoço, também costuro um pouco. À tarde costumo ir ao centro fazer compras de coisas que estou precisando em casa e a noite gosto de assitir novela. Nos fins de semana gosto de visitar minha irmã e ir a Igreja, às vezes tem festa da igreja também, de vez em qundo vou no clube.

2) Na região onde a senhora mora tem muitos espaços para lazer? Se existir quais as qualidades e defeitos que você vê nos locais.

Onde eu moro praticamente não existe local pra gente descansar, moro em uma avenida muito movimentada, então o que mais vejo é movimento de carros. Tem um pequeno shopping próximo a minha casa com uma praça de alimentação onde tem mesas e bancos para ficar,  e costuma ter música ao vivo nos fins de semana. Mais pra cima no Gutierrez tem uma praça também que costuma ser bem frequentada no fim de semana, mas acho um pouco longe então não costumo ir, acho que falta lugares que tenham plantas e árvores próximo aonde eu moro.

3) Quais os maiores problemas que a senhora nota na região onde você mora?

Como moro na Av. Amazonas acho o local perigoso à noite, por causa dos assaltantes, do movimento de carros, os passeios também tem muitos buracos e a iluminação é muito ruim, fica escuro, além disso quando chove costuma inundar aí não dá nem pra atravessar, morro de medo.

4) Como a senhora caracteriza a região central de Belo Horizonte?

Eu acho o centro um lugar muito bom pra comprar as coisas que preciso, porque tem de tudo. O que eu acho ruim é o risco de assaltantes principalmente dentro dos ônibus e nas ruas, já vi três casos perto de mim, em um deles assaltaram um cego, também não gosto do estacionamento de motos que eles criaram na rua São Paulo, prefiro os camelôs que existiam antes, pra mim ficou muito difícil atravessar de um lado para o outro da rua e é um local por onde costumo passar.

5) O que você sugeria como programa ou mobiliário para os espaços públicos inutilizados?

Acho que faltam banheiros públicos, acho que esse é um dos piores problemas que vejo principalmente por eu ser idosa.

6) Exemplifique um local em que para você houve melhorias quanto a qualidade do espaço público e um em que você acha que ainda precisa melhorar.

Eu acho ruim o acesso a rodoviária, acho a praça que tem em frente um local esquisito, sem flores, é uma praça mal aproveitada, acho que poderiam ter jardins com árvores  e banquinhos. A Praça da Estação que melhorou muito , pras famílias frequentarem o lazer ficou melhor.

Um comentário:

  1. A entrevista teve por objetivo obter, a partir da experiência de uma antiga moradora de Belo Horizonte, informações em relação a qualidade e uso dos espaços públicos da cidade. A partir da análise da entrevista podemos tirar como conclusões a influência do transporte individual nos investimentos públicos, o predomínio de espaços privados ao invés de públicos destinados ao convívio e recreação, como a praça de alimentação citada pela entrevistada como um dos principais locais de lazer da região, e o medo da população causado pela falta de políticas públicas direcionadas a melhoria da qualidade dos espaços públicos.

    ResponderExcluir