quinta-feira, 28 de abril de 2011

Qualidade de vida e congestionamentos

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100908/not_imp606605,0.php

Comentário reportagem: Qualidade de vida e congestionamentos - Jornal Online Estadão
   O caos no trânsito urbano surge em consequência do crescimento desordenado das grandes cidades brasileiras e tem provocado problemas como congestionamentos. Esse fator tem se intensificado ao longo dos anos, de forma que a ampliação de sistemas viários, para suprir a demanda de transportes individuais, não pode ser vista como uma solução a longo prazo. De acordo com a reportagem “Qualidade de vida e congestionamentos – de Paulo Tarso Resende “A medida desse futuro está no crescimento médio de 15% ao ano no tempo gasto por motoristas nos congestionamentos nas grandes cidades brasileiras.” Isso nos leva a concluir que a mobilidade urbana torna-se um fator fundamental para redução no tempo gasto das viagens realizadas, principalmente pelo comércio e serviço, que constituem atividades mais rotineiras. “Surge daí o conceito de mobilidade urbana que conecta as vias de trânsito aos centros de oferta e demanda, criando um ambiente que reflete o modo como o conjunto de movimentos se acomoda diante dos aglomerados de atividades socioeconômicas e em rede com os núcleos residenciais. “ O Estado de São Paulo - Qualidade de vida e congestionamentos.
   A ausência de integração entre as principais funções da cidade - comércio, lazer e circulação e a fragmentação dos espaços urbanos pelas estruturas viárias influenciam negativamente na qualidade de vida da sociedade. “O resultado são áreas públicas deterioradas, ocupadas somente em determinados dias da semana, por conseguinte se transformando em locais de prostituição e consumo de drogas nos fins de semana, já que não têm outra função senão aquela de corredor de trânsito.” O Estado de São Paulo - Qualidade de vida e congestionamentos.
   As leis que norteiam o desenvolvimento das cidades devem induzir ao equilíbrio de usos e a mobilidade urbana como forma de possibilitar a melhoria da qualidade de vida dos espaços urbanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário