sábado, 14 de maio de 2011

Sistemas de transportes - Curitiba

Link - Portal da prefeitura de Curitiba : http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/index.php


Comentário - Sistema de transporte de Curitiba

Curitiba é referência em mobilidade urbana, a reestruturação de seu sistema viário, através da priorização do transporte coletivo, é uma alternativa sustentável para os espaços urbanos.
O investimento na qualidade do sistema de transporte foi feito através da elaboração de um planejamento urbano pelo poder público, baseado na rede integrada de transportes, tendo como princípio o sistema trinário de vias, esse tipo de sistema possibilita integrar o transporte de massa ao sistema viário. Consiste em uma via central destinada exclusivamente para ônibus, composto lateralmente por duas vias de tráfego lento e vias estruturais, caracterizadas pelo tráfego rápido. Através do princípio trinário de vias foram definidas outras tipologias viárias compatíveis com as características locais, destinando linhas exclusivas para o transporte público, individual e para veículos urbanos de carga.
A acessibilidade é garantida através das estações de transbordo, dispostas em pontos estratégicos da cidade, que contribuem também para uma ordenação no embarque e desembarque de passageiros. A operação viária é realizada através de frotas de ônibus expressos projetados para atender necessidades específicas como transporte, turismo e saúde, sendo realizada através de veículos articulados e biarticulados, que possuem maior capacidade de passageiros.
A linha verde é um projeto que está em fase de implantação, abrangerá uma grande área de Curitiba e contribuirá para o sistema intermodal de transportes, através da destinação de faixas exclusivas para veículos coletivos, individuais e ciclovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário